Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vice-presidente do Iraque diz que premiê age como Sadam

O vice-presidente do Iraque, Tarek al Hashemi, alvo de um mandado de prisão que deflagrou uma crise política no país, comparou o primeiro-ministro, Nuri al Maliki, com o ex-ditador Sadam Hussein, em entrevista publicada nesta quinta-feira nos Estados Unidos.

“Lamentavelmente, muitos comportamentos de Sadam estão sendo exercidos agora por Maliki”, disse Hasmemi à revista Foreign Policy, em entrevista concedida antes da onda de atentados que matou 67 pessoas nesta quinta-feira, em Bagdá.

Hashemi, um membro sunita do bloco parlamentar leigo Iraqiya, acusou o xiita Maliki de assumir o controle de todas as instituições importantes do Iraque, aproveitando o apoio tanto do Irã como dos Estados Unidos.

“O sistema judicial está realmente no seu bolso”.

O vice-presidente, que é acusado de financiar atentados cometidos por seus seguranças, nega as acusações e afirma sua disposição de ser julgado, desde que ocorra na região autônoma curda, onde está no momento.

O conflito entre o premier e o vice-presidente acontece após a saída das tropas americanas do Iraque, quase nove anos depois de sua chegada ao país.