Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Venezuela: pressionado, Supremo desiste de comandar o Legislativo

Diante da pressão nacional e internacional, o presidente Nicolás Maduro solicitou que o TSJ revisasse as sentenças

O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela reverteu neste sábado a decisão de assumir as funções do Legislativo. O Judiciário também suprimiu o conteúdo da sentença publicada na terça-feira passada, que retirou a imunidade dos parlamentares.

Diante da pressão nacional e internacional, o presidente Nicolás Maduro solicitou na madrugada deste sábado que o TSJ revisasse as sentenças 155 e 156, emitidas nesta semana. “Esta controvérsia acabou… a constituição venceu”, disse Maduro em um discurso televisionado pouco depois da meia-noite.

Logo depois, a Sala Constitucional do órgão emitiu duas novas declarações judiciais, revogando as decisões anteriores. Uma das novas sentenças suprime o item que dava à Sala Constitucional do Tribunal Supremo de Justiça o poder de assumir as funções da Assembleia Nacional.

Ainda assim, a autoridade concedida a Maduro de criar empresas petrolíferas mistas foi mantida. Outra decisão judicial publicada também neste sábado devolvia a imunidade parlamentar aos membros da Assembleia.

A oposição venezuelana havia convocado uma série de manifestações em todo o país neste fim de semana, para protestar contra a medida inconstitucional tomada pelo Judiciário na quinta-feira. Os principais líderes da oposição, contudo, ainda cobram o governo por medidas de punição contra os magistrados responsáveis pelas sentenças.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Helio Carneiro

    Já passou da hora do Trump derrubar esse maduro, Afinal como o nome sugere… Já tá tão maduro que apodreceu. Tá saindo pior que Muamar da Líbia e Mubarak do egito.

    Curtir

  2. Luiz Roberto

    A Venezuela virou um circo.

    Curtir

  3. Ataíde Jorge de Oliveira

    BRaZiLz : Eu $ou VÇ
    Amanhã; OnPTe &…
    VaMo_NeÇa_MaNo
    10_gRAçA POUC@
    é : LaTRiNAmEriK

    Curtir

  4. O mais impressionante com relação à Venezuela é seu povo aceitar ser comandado por um psicopata!

    Curtir

  5. Jose Jaime Zaccarelli Sagueiro

    Esse Maduro Comprou o Judiciário, a Polícia , e as Forças Armadas . Lá é Ditadura . Isso pode vir para o Brasil Sim , com o Lula . Tem que por Agora esse cara na Cadeia .

    Curtir