Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Venezuela celebra aniversário da independência com Chávez ausente

Caracas, 19 abr (EFE).- O Governo venezuelano liderou nesta quinta-feira vários atos de celebração pelo 202º aniversário do início do processo de independência do país, em um dia marcado pela ausência do presidente, Hugo Chávez, que continua em Cuba desde sábado e se limitou a uma manifestação no Twitter.

Desde o início da manhã, membros do Gabinete lembraram este aniversário com um ato de içar a bandeira e uma cerimônia solene na capital, ressaltando a contribuição de Chávez para ‘resgatar’ o espírito dessa época.

O presidente, admirador de Simón Bolívar, a quem deve o nome da sua autodenominada revolução bolivariana, se encontra em tratamento de radioterapia em Havana.

Após guardar silêncio nos atos de comemoração da manhã, Chávez escreveu na tarde algumas mensagens na rede social Twitter comentando atividades de seus ministros transmitidas pela televisão estatal, e não mencionou a celebração da independência.

No dia 19 de abril o país recorda a instalação da primeira Junta de Governo Autônomo em Caracas em 1810, que abriu o caminho à declaração de independência de 5 de julho de 1811.

Chávez viajou no sábado a Havana – com permissão do Parlamento para se ausentar o tempo que for necessário – para se submeter ao quarto de cinco ciclos de radioterapia do câncer que foi diagnosticado em junho de 2011 e do qual foi operado novamente em 26 de fevereiro. EFE