Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Velhos amigos’ Lula e Mujica almoçam em São Paulo

São Paulo, 17 jan (EFE).- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta terça-feira com o presidente do Uruguai, José Mujica, para um almoço ‘entre amigos’ em um hotel de São Paulo, informou José Crispiniano, porta-voz do Instituto Cidadania.

‘Foi um almoço entre amigos, pois eles têm uma amizade desde muito antes de se tornarem presidentes de seus países, e a reunião não teve nenhum tipo de agenda ou assunto formal’, detalhou Crispiniano.

O assessor de Lula afirmou ainda que o ex-presidente se submeteu hoje à décima sessão de radioterapia, de 33 programadas, e imediatamente se deslocou ao hotel Sofitel Ibirapuera, onde estão hospedados o chefe de Estado uruguaio e sua esposa, a senadora Lucía Topolanski.

Do almoço, que aconteceu no quarto de Mujica, também participou o ex-secretário geral da Presidência, Luiz Dulci, atual assessor para Assuntos da América Latina do Instituto Cidadania.

Crispiniano detalhou que Lula começou a sentir efeitos colaterais ‘mínimos’ esperados de seu tratamento contra o câncer na laringe, como a sensação de ‘arranhões’ na área da garganta, mas esclareceu que a voz rouca do ex-presidente não foi afetada durante os três ciclos de quimioterapia e as posteriores sessões de radioterapia.

Lula recebe toda segunda-feira e sexta-feira o tratamento de radioterapia e às quartas uma quimioterapia complementar.

Os médicos do hospital Sírio Libanês declararam que depois da primeira quimioterapia o tumor canceroso de três centímetros havia reduzido em 75%.

Mujica, que passa férias no Brasil, retornará hoje mesmo a Montevidéu, após visitar alguns museus de São Paulo. EFE