Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Van Rompuy confirma que próxima cúpula europeia acontecerá em 30 de janeiro

Por Da Redação 13 jan 2012, 15h39

Bruxelas, 13 jan (EFE).- O presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, confirmou nesta sexta-feira que a próxima cúpula informal dos líderes da União Europeia (UE) acontecerá no dia 30 de janeiro em Bruxelas, como estava previsto inicialmente.

Van Rompuy divulgou a notícia em comunicado depois que o primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, anunciou que reunião seria antecipada para o dia 29.

O presidente do Conselho propôs nesta semana a opção de mudar a data do encontro para que não coincidisse com a greve geral convocada para esse dia na Bélgica.

Em Bruxelas foi especulado inclusive nas últimas horas que a reunião poderia driblar os protestos se fosse transferida para Luxemburgo, onde se reúnem vários meses por ano os ministros europeus.

A cúpula se concentrará a priori na criação de emprego e no crescimento em um contexto no qual sobressaem a austeridade e a consolidação fiscal, mas também está previsto que os líderes revisem a minuta do pacto orçamentário que negociam atualmente todos os países da UE menos o Reino Unido.

Os chefes de Estado e de Governo pretendem assinar o tratado no Conselho Europeu previsto para Bruxelas no dia 1º de março.

Fontes diplomáticas europeias informaram na quinta-feira à Agência Efe que estão ‘avançando rumo a um acordo’ sobre o texto do pacto fiscal, e que a reunião dos negociadores de ontem era, em princípio, o último encontro do grupo de trabalho.

Estas fontes não consideraram que já se pode falar de um princípio de acordo, mas outras disseram à Efe que existe consenso sobre a maioria dos assuntos do pacto, embora alguns elementos de caráter político precisem ser resolvidos agora pelos Governos.

As negociações passam agora aos ministros de Finanças, que analisarão o texto no Conselho de Ministros de Finanças (Ecofin) que será realizada no próximo dia 24 e depois aos líderes na cúpula europeia do dia 30. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade