Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

UE felicita Peña Nieto por vitória na eleição presidencial

União Europeia quer reforçar relação com o México com novo governo

A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, felicitou “calorosamente” nesta segunda-feira o novo presidente mexicano Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), depois do anúncio de sua vitória nas eleições de domingo.

Leia também:

Leia também: Novo presidente mexicano é uma mistura de Collor e Berlusconi

Ashton “felicita calorosamente Enrique Peña Nieto por sua eleição como presidente dos Estados Unidos Mexicanos. Também felicita o povo mexicano por sua ampla e pacífica participação nas eleições”, afirma o comunicado divulgado em Bruxelas, Bélgica, por um porta-voz da chefe da diplomacia da UE.

“Ashton deseja que, sob a liderança de Peña Nieto, as excelentes relações mantidas com o México durante anos não só continuem, como também sejam ainda mais reforçadas”, acrescenta o comunicado.

Em meados de junho, México e União Europeia estenderam o plano adotado há dois anos, que estabelece objetivos e mecanismos para concretizar uma associação estratégica entre ambas as partes e que contempla o diálogo político, o comércio e a cooperação.

O PRI, que recuperou a Presidência do México nas eleições de domingo, obterá também uma maioria simples nas duas câmaras do Congresso, de acordo com estimativas da imprensa baseadas nos resultados parciais divulgados nesta segunda-feira.

(Com agência France-Presse)