Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

UE aprova adoção do euro pela Croácia a partir de 2023

Entrada do país na zona do euro ocorre menos de uma década após sua adesão ao bloco, depois de cumprir condições rígidas

Por Da Redação
12 jul 2022, 16h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • BRUSSELS, BELGIUM - JULY 12: (L to R) President of the European Central Bank (ECB) Christine Lagarde, the Croatian Minister of Finance Zdravko Maric, the EU Commissioner for An Economy That Works for People - Executive Vice President Valdis Dombrovskis and the EU Commissioner for Economy Paolo Gentiloni pose with a symbolic Euro coin at the end of a singing ceremony in the Europa building, the EU Council headquarter on July 12, 2022 in Brussels, Belgium. Today, the Council adopted the final three legal acts that are required to enable Croatia to introduce the euro on 1 January 2023. This completes the process in the Council which will enable Croatia to become a member of the euro area and to benefit from using the EUs common currency, the euro, as of next year. (Photo by Thierry Monasse/Getty Images)
    (Da esquerda para a direita) Presidente do Banco Central Europeu (BCE) Christine Lagarde, o ministro croata das Finanças Zdravko Maric, o comissário da UE Valdis Dombrovskis e o comissário da Economia da UE, Paolo Gentiloni, posam com uma moeda simbólica do Euro - 12/07/2022 (Thierry Monasse/Getty Images)

    Nesta terça-feira, 12, os ministros das Finanças da União Europeia deram sinal verde para a Croácia adotar a moeda única do euro a partir de 1º de janeiro de 2023.

    Publicidade

    “Gostaria de parabenizar meu colega, Zdravko Maric, e toda a Croácia por se tornar o 20º país a aderir à zona do euro”, disse Zbynek Stanjura, ministro das Finanças da República Checa, que ocupa atualmente a presidência rotativa do bloco.

    Publicidade

    A mudança da Croácia da kuna para o euro em 2023 ocorrerá menos de uma década após a ex-república iugoslava ingressar na União Europeia e estabelecerá um novo marco na integração adicional do bloco.

    “Este é um momento de celebração e um ato de convicção”, disse Christine Lagarde, chefe do Banco Central Europeu, em uma cerimônia de assinatura em Bruxelas.

    Publicidade

    “Toda a Croácia decidiu e ficou convencida do valor de aderir à zona do euro”, acrescentou.

    Ao adotar os textos jurídicos necessários para a mudança histórica, os ministros fixaram oficialmente o euro em 7,53450 kunas croatas.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    O mais novo membro se junta ao grupo em um momento difícil para o euro, com a moeda pairando perto da paridade com o dólar americano, sintoma de uma iminente crise de custo de vida na economia europeia.

    “Estamos todos enfrentando desafios muito fortes nos dias de hoje, mas, obviamente, com políticas e medidas coordenadas, acho que podemos lidar com esses desafios”, disse Zdravko Maric em encontro com seus colegas em Bruxelas.

    Publicidade

    Para aderir ao euro, a Croácia cumpriu condições rígidas, incluindo manter a inflação na mesma faixa de seus pares da União Europeia, além de adotar gastos públicos sólidos.

    A Croácia expressou vontade de adotar a moeda única ao ingressar no bloco em 2013, e a decisão de permitir a entrada de Zagreb ocorre quando o euro acaba de comemorar seu 20º aniversário.

    Publicidade

    Em 1º de janeiro de 2002, milhões de europeus em 12 países trocaram a lira, o franco, o marco alemão e a dracma por notas e moedas de euro. Desde então, eles se juntaram a outros sete países: Eslovênia em 2007, Chipre e Malta em 2008, Eslováquia em 2009, Estônia em 2011, Letônia em 2014 e, finalmente, Lituânia em 2015.

    Continua após a publicidade

    A Bulgária é o próximo país na fila para aderir ao euro e declarou sua vontade de adotá-lo a partir de 1º de janeiro de 2024.

    No entanto, os membros da zona do euro estão preocupados com a estabilidade de longo prazo da economia búlgara e Sofia ainda não obteve o mesmo apoio político que a Croácia. Os governos da União Europeia estão receosos de repetir os erros do passado, quando países como a Grécia fizeram transições às pressas para a moeda única enquanto suas economias estavam instáveis, contribuindo para a crise da dívida da zona do euro.

    Como os cidadãos que adotaram o euro antes do governo, muitos croatas temem que a medida leve a um aumento nos preços – em particular de que as empresas arredondarão os preços quando os converterem dos kunas.

    O vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, insistiu que a adesão ao euro “trará benefícios econômicos tangíveis” para a Croácia.

    O uso do euro “tornará mais fácil e atraente investir em seu país. Diminuirá as barreiras para as empresas e eliminará os custos de câmbio”, acrescentou.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.