Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ucrânia diz ter reconquistado vilarejo na disputada região de Donetsk

Batalhas ferozes rodearam Urozhaine nos dias anteriores à vitória ucraniana; próximo objetivo pode ser a capital homônima da região

Por Da Redação
16 ago 2023, 11h25

A Ucrânia disse nesta quarta-feira, 16, que suas forças libertaram a vila de Urozhaine, na região leste de Donetsk, onde batalhas ferozes aconteceram nos últimos dias.

“As forças de defesa ucranianas assumiram o controle de Urozhaine” e estão consolidando suas posições, disse Andrii Kovaliov, porta-voz do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, em rede nacional de televisão.

A vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, também confirmou no aplicativo de mensagens Telegram que “Urozhaine foi libertada”.

+ Ucrânia relata mais um ataque russo a silos de grãos no Danúbio

Urozhaine é localizada a cerca de 100 quilômetros da capital da região, também chamada Donetsk e atualmente ocupada pela Rússia. Também fica perto da vila de Staromaiorske, que soldados ucranianos reconquistaram há cerca de duas semanas.

Segundo Kovaliov, em outras partes da linha de frente leste, as forças ucranianas seguem conduzindo operações de contraofensiva ao sul de Bakhmut e “o combate intenso continua”.

+ Apesar de lentidão, Ucrânia reivindica ‘sucesso parcial’ em contraofensiva

“A Rússia está oferecendo forte resistência, movendo unidades e soldados e usando ativamente suas reservas” perto de Bakhmut, disse ele.

Continua após a publicidade

Kovaliov acrescentou que as forças ucranianas continuam a conter a ofensiva russa nos eixos de Kupiansk, Lyman e Bakhmut.

+ Míssil russo atinge empresa e mata 3 pessoas no oeste da Ucrânia

Enquanto isso, o Ministério da Defesa russo disse nesta quarta-feira que suas defesas aéreas interceptaram três drones ucranianos sobre a região de Kaluga, a sudoeste de Moscou.

“Todos [os veículos aéreos não tripulados] foram detectados e destruídos pelos sistemas de defesa aérea russos em tempo hábil”, afirmou a pasta em um post no Telegram, acrescentando que não houve vítimas ou danos.

Continua após a publicidade

Os ataques ucranianos em território russo aumentaram nos últimos meses, com uma série de investidas de drones em Moscou. Kiev alertou que a população russa deve se preparar para mais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.