Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Twitter alerta usuários que eles podem ser alvos de hackers ‘do governo’

O Twitter enviou e-mail de aviso a mais de vinte usuários alertando que seus perfis na rede social podem ser alvos de hackers “possivelmente associados a um governo”. De acordo com o texto, esses hackers estariam tentando obter endereços de e-mail, número de IP (Internet Protocol) e/ou contatos telefônicos desses usuários, reportou o jornal britânico The Guardian.

Leia também:

VEJA.com estreia no Moments: mais histórias no Twitter

A empresa avisa esses usuários que “não há evidência de que os hackers obtiveram as informações” e afirma que está investigando o caso. Entre os destinatários do e-mail de aviso estão uma empresa de segurança da informação canadense, um consultor de comunicações austríaco e um especialista em criptografia americano.

O Twitter não é a primeira rede social a alertar seus usuários sobre tentativas de espionagem governamental. O Google passou a enviar os avisos em 2012, e o Facebook faz o mesmo desde outubro deste ano. Nenhuma empresa explica, porém, como diferencia um ataque convencional de uma invasão promovida por pessoas ligadas a governos. Seus representantes alegam que a metodologia usada para fazer a distinção deve ser mantida em sigilo.

Leia também:

Alemanha espionou ministro das Relações Exteriores francês, FBI e empresas

Parlamento Europeu recomenda que a UE proteja o ‘defensor dos direitos humanos’ Snowden

(Da redação)