Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Turquia favorável à criação de um grupo de ‘Amigos da Síria’

O chefe da diplomacia turca informou nesta sexta-feira que seu país apoia a criação de um grupo de “Amigos da Síria”, como propõem os Estados Unidos, e pediu que seja encontrado um meio de fazer chegar ajuda humanitária à população síria.

“Pedimos a conscientização internacional. Isso pode ser feito através de um grupo de ‘Amigos de uma Síria Democrática’, ou qualquer outra denominação possível. Podemos discutir a respeito”, declarou a jornalistas Ahmet Davutoglu, em Washington, onde se reunirá com sua colega americana, Hillary Clinton.

A Turquia anunciou na quarta-feira que tenta organizar “no prazo mais breve” uma conferência internacional com os atores regionais e internacionais por uma solução pacífica da crise síria, que teve início em março de 2011.

Uma “nova iniciativa internacional” permitirá enviar um sinal ao povo sírio de que não está sozinho, destacou Davutoglu.

Os “Amigos de uma Síria Democrática” podem, segundo a diplomacia americana, discutir uma intensificação das sanções contra o regime sírio. O Departamento de Estado também pediu que seja enviada ajuda humanitária. Essa ideia foi retomada pelo ministro turco das Relações Exteriores.