Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Trump sobre o processo de impeachment: ‘Não estou preocupado com nada’

Enquanto inquérito avança na Câmara, presidente minimiza divulgação de transcrições dos depoimentos de importantes testemunhas e chama processo de 'farsa'

Por Reuters
Atualizado em 30 jul 2020, 19h36 - Publicado em 8 nov 2019, 16h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira, 8, que está despreocupado com o inquérito de impeachment na Câmara dos Deputados e com os depoimentos de testemunhas do caso aos democratas que comandam a investigação.

    Falando na Casa Branca, Trump minimizou a divulgação das transcrições de depoimentos fornecidos por diplomatas americanos nesta semana a comitês da Câmara que investigam se o presidente republicano pressionou a Ucrânia a investigar seus rivais políticos.

    Ele também criticou os democratas da Câmara por exporem o inquérito com audiências públicas televisionadas a partir da semana que vem. “Eles não deveriam estar realizando audiências públicas; isto é uma farsa”, disse, negando mais uma vez qualquer irregularidade em seu comportamento aos repórteres.

    Trump acusou os democratas de procurarem pessoas que o odeiam para que deponham na investigação e disse não estar familiarizado com a maioria das testemunhas, que incluem várias autoridades do alto escalão do Departamento de Estado.

    “Não estou preocupado com nada. Os depoimentos foram todos ótimos. Quer dizer, a maior parte, eu nem ouvi falar destas pessoas. Não faço ideia de quem são”, afirmou.

    Continua após a publicidade

    Os democratas que conduzem a investigação na Câmara ainda esperam ouvir os depoimentos de algumas testemunhas a portas fechadas, inclusive do chefe de gabinete interino da Casa Branca, Mick Mulvaney, que é o principal assessor de Trump e também diretor do Escritório de Administração e Orçamento (OMB) da Casa Branca.

    Mulvaney foi intimado a depor na noite de quinta-feira, mas não apareceu nesta sexta-feira. Seu advogado informou aos investigadores que seu cliente foi instruído pela Casa Branca a não obedecer a intimação e alegou que sua “imunidade absoluta” o protege em casos como esse, disse um assessor parlamentar.

    Mark Sandy, diretor-associado de programas de Segurança Nacional da OMB, também foi convocado a depor e não compareceu.

    Continua após a publicidade

    A Casa Branca disse anteriormente que não cooperará com a investigação do Congresso, desencadeada por uma queixa de um delator a respeito de uma conversa telefônica de 25 de julho entre Trump e o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky.

    Parlamentares queriam interrogar as duas autoridades a respeito de seu conhecimento da decisão tomada pelo OMB no verão passado de bloquear, sem explicação ao Congresso, quase 400 milhões de dólares de ajuda à Ucrânia que havia sido aprovada por parlamentares.

    Investigadores tentam determinar se Trump condicionou a liberação da ajuda à abertura de uma investigação pela Ucrânia contra o ex-vice-presidente e pré-candidato presidencial democrata Joe Biden e seu filho Hunter Biden.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.