Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trump perde força e Carson cresce na véspera de novo debate republicano

O segundo debate entre os pré-candidatos republicanos será realizado nesta quarta na Califórnia, e contará com os mesmos dez candidatos do primeiro, mais Carly Fiorina

O neurocirurgião Ben Carson se aproxima do magnata Donald Trump em uma nova pesquisa sobre a disputa presidencial republicana divulgada nesta terça-feira, na véspera do segundo debate televisionado entre os aspirantes conservadores à Casa Branca. Na pesquisa da emissora CBS e do jornal The New York Times, Trump segue na liderança com 27% de apoio, mas seguido muito de perto por Carson, que tem 23%.

O apoio a Trump recuou. mas quase não variou com relação à pesquisa de agosto, quando era de 24%. Já a porcentagem de Carson, que no mês passado era de apenas 6%, cresceu 17 pontos. Os demais candidatos aparecem bem distantes de Trump e Carson, e empatados em terceiro lugar estão os ex-governadores Jeb Bush e Mike Huckabee, e o senador Marco Rubio, todos eles com 6% de respaldo entre os indagados.

Leia também

Trump lidera disputa republicana; Hillary registra queda

Hillary: “Ficaria encantada” em fazer debate com Trump

Shakira e outros artistas latinos gravarão música contra Donald Trump

Bush perdeu sete pontos desde a pesquisa de agosto, ao passar de 13% a 6%, e o apoio ao governador de Wisconsin, Scott Walker, também se reduziu consideravelmente, desde 10% a 2%. A pesquisa da CBS e The New York Times foi realizada de 9 a 13 de setembro com entrevistas a 1.261 adultos, incluídos 1.021 eleitores registrados, e sua margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Outra pesquisa do The Washington Post e da rede ABC publicada nesta segunda-feira também revelou que Trump e Carson aglutinam mais da metade das simpatias dos eleitores republicanos, o primeiro com 33% de respaldo e segundo com 20%. O segundo debate entre os aspirantes à indicação republicana para as eleições presidenciais de 2016 nos EUA será realizado nesta quarta-feira em Simi Valley, na Califórnia, e contará com os mesmos dez candidatos do primeiro, mais a ex-executiva da HP Carly Fiorina. Após a retirada da disputa do ex-governador do Texas Rick Perry, anunciada na semana passada, restam dezesseis aspirantes republicanos à Casa Branca.

Leia mais

Conheça as candidatas republicanas a primeira-dama

(Da redação)