Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trump lidera disputa republicana; Hillary registra queda

O magnata tem 33% das intenções de voto. A maior parcela de seu apoio está entre eleitores sem nível universitário e com renda inferior a 50.000 dólares por ano

Donald Trump e Ben Carson lideram a disputa pela candidatura republicana à Presidência dos Estados Unidos em 2016, com mais da metade do apoio dos potenciais eleitores do partido em conjunto, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira. A pesquisa encomendada pelo jornal The Washington Post e a emissora ABC também mostra que Hillary Clinton, afetada pelo seu e-mail privado para temas oficiais quando era secretária de Estado, segue perdendo apoio.

Apesar de permanecer na liderança pela indicação no Partido Democrata, pela primeira vez Hillary aparece com menos de 50% de apoio, com uma queda de sua popularidade especialmente entre as mulheres brancas. Donald Trump, o magnata dos imóveis, aparece com 33% das intenções no campo republicano, um aumento de 9 pontos percentuais desde meados de julho e um salto de 29 pontos desde o fim de maio, antes do anúncio de sua candidatura.

Leia também

Hillary: “Ficaria encantada” em fazer debate com Trump

Shakira e outros artistas latinos gravarão música contra Donald Trump

Trump lidera protesto contra pacto nuclear com Irã em frente ao Congresso

O midiático pré-candidato – politicamente incorreto, que já fez declarações contra os imigrantes e não poupa apelidos àqueles que o desafiam – registra, de acordo com a pesquisa, a maior parcela de seu apoio entre as pessoas sem nível universitário e com renda inferior a 50.000 dólares por ano. Em segundo lugar entre os republicanos aparece Carson – um neurocirurgião negro que teve sua vida interpretada por Cuba Gooding no filme “Gifted Hands: The Ben Carson Story” -, com 20% de apoio, 14 pontos a mais que o registrado em julho.

Outras pesquisas também apontaram o aumento do apoio a Carson após o primeiro debate republicano, realizado em agosto. Os candidatos republicanos devem participar de um novo debate na quarta-feira à noite na Biblioteca Ronald Reagan em Simi Valley, Califórnia. O ex-governador da Flórida Jeb Bush aparece com apenas 8% de apoio, o menor nível em uma pesquisa Washington Post/ABC.

Leia mais

​Conheça as candidatas republicanas a primeira-dama

Hillary perde terreno – A ex-secretária de Estado Hillary Clinton aparece com 42% de apoio entre os democratas, uma queda de 21 pontos desde julho. O senador Bernie Sanders aparece em segundo lugar, com 24%, um aumento de 10 pontos percentuais. O vice-presidente Joe Biden, que avalia a possibilidade de entrar na disputa, aparece em terceiro com 21%, nove pontos a mais que nas pesquisas de julho. Sem a presença de Biden na disputa democrata, o apoio a Hillary Clinton sobe a 56%, enquanto Sanders chega a 28%. A pesquisa, realizada por telefone com 1.003 adultos de todo o país, entre os dias 7 e 10 de setembro, tem margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.

(Da redação)