Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Trump começa a desmantelar política ambiental de Obama

O presidente assinará um decreto sobre as regras de seu governo em relação a mudanças climáticas e proteção do meio-ambiente

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h11 - Publicado em 28 mar 2017, 10h32

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve assinar nesta terça-feira uma ordem executiva que suspende, rescinde e reformula medidas de proteção ambiental do governo de seu antecessor, Barack Obama. Como defendeu durante a campanha, o republicano pretende impulsionar a produção nacional de energia através da emissão de carbono e aumentar a quantidade de empregos no país, com de regras mais brandas em relação à política ambiental.

Como parte do decreto, previsto para ser assinado na tarde hoje, Trump deve iniciar uma revisão do Plano de Energia Limpa, que restringe a emissão de gases de efeito estufa em usinas de carvão. Além disso, irá rescindir decretos de Obama, como o texto de setembro de 2016 que alertava sobre as mudanças climáticas como ameaça de segurança nacional e a medida que visava preparar o país para os impactos do aquecimento global.

Segundo uma fonte do governo, a equipe de Trump ainda discute a retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas, uma promessa de campanha. No passado, o magnata já afirmou que considera o aquecimento global uma “farsa” inventada pelos chineses e criticou diversas vezes as leis sobre as usinas de energia como um ataque aos trabalhadores americanos e à indústria do carvão, que passa por dificuldades.

Continua após a publicidade

De acordo com a rede CNN, a administração de Trump acredita que o governo pode “servir o meio-ambiente” e aumentar a independência energética dos Estados Unidos simultaneamente. “Acho que o presidente foi bem claro que não irá perseguir políticas de mudanças climáticas que colocam a economia americana em risco”, disse uma fonte do governo à emissora.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.