Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tony Hall é escolhido como o novo diretor da rede BBC

Executivo-chefe da Royal Opera House de Londres substitui George Entwistle, que renunciou no último dia 10 por causa de escândalo envolvendo reportagem

O executivo-chefe da Royal Opera House de Londres, Tony Hall, será o novo diretor-geral da rede britânica BBC, informou nesta quinta-feira a emissora. Hall, que foi diretor de noticiários da emissora, substitui no cargo George Entwistle, que renunciou no último dia 10 após um escândalo sobre a transmissão de uma reportagem controversa sobre abusos de menores no País de Gales. Com uma longa trajetória na emissora, Entwistle ficou no cargo por apenas 54 dias.

Leia também:

Leia também: Após escândalo, BBC precisa recuperar sua credibilidade

O caso teve início no dia 2 de novembro, quando foi transmitida uma reportagem sobre casos de abuso sexual em um lar para menores no País de Gales, ocorrido nas décadas de 1970 e 1980. Um ex-tesoureiro da ex-primeira-ministra Margaret Thatcher, Alistair McAlpine, foi apontado como responsável. Um morador do lar na época dos acontecimentos fez menção a um “político importante da época de Thatcher e que teria abusado de menores”. Embora a BBC não o tivesse identificado, as redes sociais apontaram erroneamente que se tratava de McAlpine.

Saiba mais:

Saiba mais: Escândalo sexual com apresentador da BBC choca ingleses

Reação – O presidente da Fundação BBC, Chris Patten, qualificou como “obscuro” o tipo de jornalismo praticado pela reportagem em questão. Segundo ele faltou rigor na investigação do caso e na edição do material. Antigo político conservador e último governador da ex-colônia britânica de Hong Kong, Patten afirmou que a confiança do público é a essência da rede e que ela irá trabalhar para reconquistar seu público rapidamente.

Em meio ao esforço da emissora para recuperar sua credibilidade, dois dos mais altos funcionários da BBC News renunciaram ao cargo. A diretora da BBC News, Helen Boaden, e seu vice, Steve Mitchell, pediram seu afastamento dois dias depois de o diretor-geral se demitir para responder pela veiculação de acusações falsas de pedofilia contra um ex-político.

(Com agência EFE)