Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Tiririca da Guatemala’: Comediante deve ser eleito presidente do país no próximo domingo

O humorista Jimmy Morales, de 46 anos, tem 67,9% das intenções de voto dos guatemaltecos

O ator e comediante Jimmy Morales, de 46 anos, pode ser eleito presidente da Guatemala no próximo domingo, dia 25. Com 67,9% das intenções de voto, o humorista e empresário deve vencer o segundo turno das eleições presidenciais do país, que vai disputar com a ex-primeira-dama Sandra Torres.

Leia mais:

Acusado de corrupção, presidente da Guatemala renuncia

Vice-presidente da Guatemala renuncia em meio a escândalo de corrupção

O candidato da Frente de Convergência Nacional (FCN-Nación), que não tem nenhuma experiência política, atende à busca do eleitorado por alguém de fora do sistema, em um momento de repúdio dos guatemaltecos à corrupção da classe política tradicional.

No início de setembro, o então presidente Otto Pérez Molina, acusado de liderar uma rede de corrupção no país, renunciou ao cargo. Molina e ex-vice-presidente Roxana Baldetti, que também renunciou por envolvimento no esquema, estão presos à espera de julgamento.

A oponente de Morales, a ex-primeira-dama guatemalteca Sandra Torres, do partido Unidad Nacional de la Esperanza (UNE), conta com 32,1%, de acordo com a pesquisa da empresa Pro Datos.Mais de 7,5 milhões de guatemaltecos devem comparecer às urnas neste domingo. No primeiro turno, realizado em 6 de setembro, Jimmy Morales ficou em primeiro lugar, com 24%, seguido de Sandra, com 19%.

O candidato à presidência da Guatemala, Jimmy Morales O candidato à presidência da Guatemala, Jimmy Morales

O candidato à presidência da Guatemala, Jimmy Morales (/)

Leia também:

Prefeito é linchado e queimado vivo na Guatemala

Passa de 150 o número de mortos em deslizamento de terra na Guatemala

(Da redação)