Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Teto de supermercado desaba e deixa 45 mortos na Letônia

Queda pode ter soterrado dezenas; equipes de resgate buscam sobreviventes

O desabamento do telhado de um supermercado na cidade de Riga, capital da Letônia, deixou pelo menos 45 pessoas mortas e mais de 30 feridas na noite desta quinta-feira. Equipes de resgate trabalham no local em busca de sobreviventes e as autoridades acreditam que dezenas podem estar presos sob os escombros. Dos feridos levados para hospitais, alguns estão com ferimentos graves, como traumatismo craniano e lesões na coluna vertebral.

Segundo o site de notícias local Mixnews, ainda há cerca de 30 pessoas presas embaixo dos escombros do centro comercial e o número de mortes pode aumentar. Um jornalista garantiu, durante uma transmissão ao vivo de uma emissora de rádio local, que tinha ouvido gritos embaixo dos escombros.

Entre os mortos estão, pelo menos, três membros das equipes de resgate, informou a porta-voz do Ministério do Interior, Daiga Holma. Eles foram atingidos por colapsos secundários do telhado enquanto tentavam ajudar os feridos. Outros oito bombeiros ficaram feridos. “A área é extremamente ampla e os trabalhos de remoção dos escombros estão sendo feitos muito lentamente e com muito cuidado, pois as estruturas que desabaram lembram um castelo de cartas de baralho. Ao levantar um bloco de concreto podemos provocar a queda de outros”, explicou à televisão local a porta-voz dos serviços de resgate, Inga Vetere.

Causas – Imagens de televisão veiculadas momentos após a queda mostraram o supermercado Maxima cercado por caminhões de bombeiros e ambulâncias, com equipes de resgate usando barras para afastar os destroços de dentro do moderno edifício de um andar. As autoridades municipais de Riga afirmaram que as obras para a construção de um jardim no terraço do supermercado podem ser uma das causas mais prováveis do acidente, uma possibilidade que já está sendo investigada pela polícia e que foi rejeitada pela empresa construtora.

“Ainda não se pode dizer com toda segurança qual foi a causa do desabamento da cobertura do estabelecimento comercial, mas uma das causas da tragédia poderia ser o descumprimento de medidas de segurança durante os trabalhos no terraço”, disse o chefe do departamento de Obras de Riga, Inguss Vircavs. O funcionário assegurou que todos os projetos da empresa construtora RE&RE, responsável pela construção do edifício e pelas obras no terraço, serão inspecionados nos próximos dias.

De acordo com a rede britânica BBC, o primeiro colapso aconteceu por volta das 18h locais (22h no horário de Brasília), quando o supermercado estava lotado de clientes. O segundo desabamento, que atingiu parte das equipes de resgate, aconteceu vinte minutos depois.

Queda de telhado de supermercado na Letônia deixa mortos e feridos Queda de telhado de supermercado na Letônia deixa mortos e feridos

Queda de telhado de supermercado na Letônia deixa mortos e feridos (/)