Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Terremoto de 5,3 graus causa pânico na República Dominicana

Por Da Redação 5 jan 2012, 08h27

Santo Domingo, 5 jan (EFE).- Um terremoto de 5,3 graus na escala Richter atingiu nesta quinta-feira a República Dominicana, sem o registro até agora de danos significativos, informou à Agência Efe um porta-voz do Centro de Operações de Emergência (COE).

O tremor ocorreu às 5h36 (7h36 de Brasília) a dez quilômetros de profundidade e teve o epicentro a 50 quilômetros da capital do país, Santo Domingo, segundo o site do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O epicentro ficou a 17 quilômetros da localidade de San José de Ocoa (província homônima) e a mesma distância de Bani (província de Peravia), no sul do país.

‘Gerou pânico em nível nacional porque pelo fato de ser superficial foi sentido em todo o país. As pessoas se assustaram’, relatou à Agência Efe o técnico do Instituto de Sismologia da Universidade Autônoma de Santo Domingo (UASD) Juan Arias.

O analista disse que, tanto pelas características do terremoto quanto pelo epicentro, está descartado alerta de tsunami, emergência que deve ser declarada nos primeiros 20 minutos posteriores ao tremor.

Na primeira hora após o terremoto ocorreram quatro réplicas de baixa intensidade, todas próximas de 1 grau na escala Richter, acrescentou.

O tremor foi sentido em inúmeros pontos de todo o país, mas nas províncias do sul com maior força.

Em San José de Ocoa dezenas de pessoas saíram às ruas assustadas pelo terremoto e algumas tomaram a precaução de retirar os cadeados dos portões diante da possibilidade de novas réplicas.

Nas redes sociais como Twitter começaram a mostrar mensagens de usuários sentindo o sismo. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade