Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tempestade Ophelia provoca destruição e deixa 3 mortos na Irlanda

Ao menos 16.000 casas ficaram sem eletricidade em todo o país e 130 voos foram cancelados no Aeroporto de Dublin

A tempestade tropical Ophelia atingiu o litoral sul da Irlanda nesta segunda-feira e deixou três pessoas mortas, derrubando árvores e linhas de transmissão de energia e gerando ondas de até 10 metros de altura. O governo alertou que a pior tempestade no país em meio século ainda pode causar mais mortes.

Ao menos 16.000 casas ficaram sem eletricidade em todo o país e 130 voos foram cancelados no Aeroporto de Dublin. Escolas, hospitais e serviços de transporte público não funcionaram, e as Forças Armadas foram enviadas para reforçar as defesas contra inundações.

A tempestade, que deixou de ser furacão na madrugada desta segunda, chegou à terra firme às 10h40 do horário local (7h40 em Brasília), levando ventos de até 176 km/h ao extremo sul do país, segundo o Serviço Nacional Irlandês de Meteorologia.

Veja também

Todas as mortes estão relacionadas a quedas de árvores durante a tempestade. Duas pessoas morreram após árvores atingirem seus carros. Outro homem morreu quando tentava remover troncos e destroços de sua casa usando uma motosserra.

O governo irlandês acredita que a tempestade deve ser a pior desde o furacão Debbie, que matou 11 pessoas na Irlanda em 1961. As autoridades locais aconselharam toda a população a permanecer em suas casas e lançaram um plano especial para acolher em abrigos o maior número possível de moradores de rua. As escolas de todo o país também devem permanecer fechadas na terça, enquanto as autoridades lidam com as consequências da passagem de Ophelia.

O centro da tempestade deve percorrer a Irlanda durante o dia e seguir para o oeste da Escócia na madrugada de terça-feira. Os meteorologistas também esperam que o clima do Reino Unido seja impactado.

(Com Reuters)