Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tempestade Isaac faz Obama declarar estado de emergência em Louisiana

O presidente americano, Barack Obama, decretou, nesta segunda-feira, estado de emergência em Louisiana, por causa da aproximação da tempestade tropical Isaac, que ameaça a costa do estado atingido em 2005 pelo furacão Katrina. A decisão permite mobilizar mais rapidamente recursos federais para a região.

Leia também:

Tempestade Isaac afeta campanha presidencial nos EUA

A tempestade deixou 19 mortos e 6 desaparecidos no Haiti. Um comunicado divulgado pela Casa Branca aponta que Obama deu a ordens ao presidente da Agência de Gestão de Crises (FEMA, em inglês), Craig Fugate, para que faça com que a instituição “esteja preparada, seja qual for a força da tempestade” quando ela atingir o litoral do país.

Obama ainda conversou por telefone com os governadores de Alabama, Louisiana e Mississippi e com o prefeito de Nova Orleans prometendo os “recursos necessários”.

Convenção republicana – Na Flórida, a abertura da convenção republicana, prevista há meses, foi reduzida a uma sessão simbólica de cinco minutos. O presidente do Comitê Nacional Republicano, Reince Preibus, abriu a sessão às 14h locais (15h de Brasília) e logo a suspendeu. Ele explicou, por meio de comunicado, que a prioridade do partido é garantir a segurança dos militantes, políticos, dos representantes da imprensa e de cidadãos da região.

(Com informações da Agência France-Presse e EFE)