Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tempestade ‘Beryl’ se fortalece e se aproxima da costa sudeste dos EUA

Miami (EUA), 26 mai (EFE).- A tempestade subtropical ‘Beryl’ se fortaleceu levemente na costa sudeste dos Estados Unidos e avança com lentidão em direção sudoeste, o que mantém em alerta as áreas litorâneas da Flórida, Geórgia e Carolina do Sul.

Em seu boletim das 0h GMT (21h de Brasília) o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), com sede em Miami, detalhou que a tempestade formada na noite da sexta-feira se aproxima devagar do território americano e está a 465 quilômetros a leste-nordeste de Jacksonville (Flórida) e a 350 quilômetros a leste-sudeste de Charleston (Carolina do Sul).

Seus ventos aumentaram para 80 km/h, segundo pôde observar um avião especial enviado para reconhecer esta tempestade tropical, a segunda que se forma este ano na bacia atlântica.

Segundo essas observações, ‘Beryl’ parece ter retomado seu lento deslocamento rumo a sudoeste (235 graus), após ter ficado estacionada durante algumas horas, e continua a caminho do litoral americano.

A formação desta tempestade acontece quando os americanos começam um fim de semana prolongado por ocasião da comemoração na segunda-feira do Memorial Day.

Trata-se da segunda tempestade tropical formada na bacia atlântica, apesar de ainda não ter começado a temporada oficial de furacões, que vai do dia 1º de junho e se prolonga por seis meses. EFE

mgl/ma