Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Superterça: Romney volta seu foco ao trabalhador de Ohio

Estado é o mais importante entre os dez em votação nas prévias republicanas

Mitt Romney precisa conquistar o voto dos operários americanos de Ohio para se sair bem nesta Superterça, quando dez estados escolhem quem será o indicado do Partido Republicano que irá disputar as eleições presidenciais de novembro com o presidente Barack Obama. Apesar de ter aparecido como o favorito em Ohio nas últimas pesquisas, a diferença entre ele e o seu maior rival na corrida republicana, o conservador Rick Santorum, é pequena, de apenas três pontos porcentuais.

O estado industrial de Ohio, com 66 delegados em disputa, é o mais importante desta terça por ser um dos redutos políticos que não pertencem a ninguém, considerado historicamente um estado indeciso ou “swing state”, que em cada eleição muda de tendência política. De acordo com o jornal The New York Times, se Romney vencer lá, significa que conquistou a confiança dos operários – o foco de sua campanha no estado.

Em sua última aparição antes da votação, na noite de segunda-feira, Romney falou aos operários de Ohio. “Outras pessoas nesta corrida discutiram sobre economia, eles leram sobre economia, falaram em reuniões dos comitês… Mas eu estive lá de verdade”, disse Romney aos trabalhadores de uma fábrica em Canton. “Eu sei o que é preciso para fazer um negócio ser bem sucedido”, acrescentou o empresário milionário.

O objetivo de Romney é focar o debate na economia em vez de temas sociais – que são seu verdadeiro ponto fraco, por se mostrar ora moderado demais para um republicano, ora com opiniões incertas. É nesse campo que Santorum cativa os republicanos mais radicais, em defesa de maiores restrições à imigração e do fim do aborto, por exemplo.

Confira, no mapa abaixo, como se configura a Superterça do Partido Republicano:

Mapa da Superterça Mapa da Superterça

Mapa da Superterça (/)