Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Joe Biden domina Super Terça e vence na maioria dos estados

Bernie Sanders, porém, deve levar na Califórnia, estado com maior número de delegados, e em mais três

Por Da Redação Atualizado em 4 mar 2020, 07h51 - Publicado em 3 mar 2020, 23h06

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Joe Biden venceu nesta terça-feira, 3, as primárias do Partido Democrata na maioria dos estados da chamada Super Terça. Favorito em várias pesquisas, o senador Bernie Sanders apareceu à frente em pelo menos três estados. Já o bilionário Michael Bloomberg venceu em Samoa Americana, pequeno território no pacífico, e Elizabeth Warren, senadora por Massachusetts, não apareceu na liderança em nenhum estado – os dois devem rever suas candidaturas.

Biden conseguiu importantes vitórias nos seguintes estados: Alabama, Arkansas, Carolina do Norte, Massachusetts, Minnesotta, Oklahoma, Tennessee, Virgínia e Texas. Sanders, por outro lado, se impôs em Vermont, onde é senador, e também no Colorado e Utah.

As projeções dos meios de comunicação dos EUA apontam para uma vitória de Sanders também na Califórnia, estado com maior número de delegados nesta Super Terça, 415 no total. A apuração, no entanto, pode demorar dias para acabar, porque são ao todo 53 distritos para que a contagem seja finalizada.

No Texas, outro estado com grande número de delegados, onde Sanders levou vantagem no início da contagem dos votos, Biden se recuperou venceu de forma surpreendente. Até às 4h40 desta quarta, a apuração no estado de Maine ainda não havia acabado e estava acirrada, com leve vantagem para o ex-vice-presidente.

Os eleitores democratas de catorze estados se pronunciam nesta que é conhecida como Super Terça para eleger o candidato que desafiará o presidente republicano Donald Trump nas eleições de novembro.

“É uma boa noite e parece que vai ser ainda melhor! Não chamam de ‘Super Terça’ à toa”, comemorou Biden diante de simpatizantes em Los Angeles após o anúncio das primeiras projeções. Já Sanders, mesmo com a derrota, seguiu confiante diante dos apoiadores: “Hoje, eu afirmo que tenho absoluta confiança de que vou vencer a indicação democrata”, declarou em Vermont.

Na Super Terça votam catorze estados – além do território não incorporado de Samoa Americana e os democratas residentes no exterior – para eleger 1.357 delegados à convenção democrata de julho, um terço do total. Cada estado distribui a seguinte quantidade de delegados: Alabama, 52; Arkansas, 31; Califórnia, 415; Carolina do Norte, 110; Colorado, 67; Maine, 24; Massachusetts, 91; Minnesotta, 75; Oklahoma, 37; Tennessee, 64; Texas, 228; Utah, 29; Vermont, 16; Virgínia, 99; e Samoa Americana, 6.

Continua após a publicidade

São necessários pelo menos 1.991 delegados para obter a candidatura presidencial do partido.

Renascido

Após uma importante vitória nas primárias da Carolina do Sul no sábado, o ex-vice-presidente de Barack Obama recebeu na segunda-feira o apoio de três ex-pré-candidatos: a senadora Amy Klobuchar, o ex-congressista Beto O’Rourke e o ex-prefeito Pete Buttigeg.

O’Rourke havia abandonado a disputa em novembro, mas Klobuchar anunciou a desistência na segunda-feira e Buttigeg, no domingo passado.

A saída dos moderados reduziu ainda mais o número de postulantes pela candidatura democrata à Casa Branca, e abriu o caminho pelo centro para Biden, que segundo as pesquisas tem boas chances de vencer Donald Trump em novembro.

Os novos apoios ao ex-vice-presidente fortaleceram um postulante de centro para derrotar Sanders, à esquerda, que liderava até o momento a disputa pela indicação, algo que inquietava o ‘establishment’ do partido.

(com AFP)

 

Continua após a publicidade
Publicidade