Sites de mais de uma dúzia de aeroportos dos Estados Unidos foram temporariamente desativados por ataques cibernéticos na manhã desta segunda-feira, 10. A ação foi atribuída a um grupo conhecido como Killnet, formado por hackers que apoiam o governo da Rússia.
+ Na Ucrânia, Putin está perdendo a guerra de informação
Catorze portais foram atingidos pelo ciberataque, incluindo os do aeroporto LaGuardia, na cidade de Nova York, e do Aeroporto Internacional de Los Angeles. Também foram alvo o aeroporto de Chicago e o Hartsfield-Jackson em Atlanta, capital do estado da Geórgia.
+ México sofre ataque hacker que expõe problemas de saúde do presidente
Segundo fontes ouvidas pelo jornal britânico The Guardian, a interrupção não afetou o controle de tráfego aéreo, a comunicação interna do aeroporto ou outras operações importantes, mas causou transtornos aos viajantes que tentaram acessar informações de tempos de espera de voos.
Um porta-voz da Administração para a Segurança dos Transportes dos Estados Unidos afirmou à rede de notícias CNN que a agência está monitorando o problema e auxiliando os aeroportos afetados. A maioria dos sites já voltou a funcionar normalmente.
+ ‘Sangue nas mãos’: TVs da Rússia sofrem suposto ataque hacker
O ataque foi atribuído a um grupo conhecido como Killnet, ativistas cibernéticos russos que apoiam o Kremlin, mas não são considerados diretamente atores do governo, segundo a CNN.
As autoridades americanas foram notificadas do incidente por volta das 3h da manhã desta segunda-feira.