Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Síria retira seu embaixador no Cairo em resposta à iniciativa egípcia

Por Da Redação 19 fev 2012, 13h16

Damasco, 19 fev (EFE).- O governo da Síria chamou neste domingo para consultas seu embaixador no Cairo, Youssef Ahmed, em resposta à decisão das autoridades egípcias de convocar seu representante em Damasco, informaram à Agência Efe fontes diplomáticas sírias.

Embora a notícia ainda não tenha sido confirmada oficialmente, as fontes explicaram que Ahmed voltará provavelmente na segunda-feira à Síria a pedido do Ministério de Relações Exteriores.

Também hoje, o governo egípcio anunciou que seu embaixador na capital síria, Shawki Ismail, permanecerá no Cairo ‘até segunda ordem’. A decisão foi tomada após ele se reunir com o chefe da diplomacia egípcia, Mohammed Amro.

No último dia 12, a Liga Árabe decidiu retirar seus embaixadores da Síria e aumentar as sanções econômicas contra o regime de Damasco, e os esforços diplomáticos internacionais para isolar o regime de Bashar Al Assad vêm se intensificando. Em 6 de fevereiro, os Estados Unidos fecharam sua embaixada em Damasco e retiraram seus funcionários por motivos de segurança.

Paralelamente à retirada recíproca de embaixadores, os deputados egípcios da Assembleia do Povo (Câmara Baixa do Parlamento) pediram hoje a ruptura de relações diplomáticas com a Síria, e denunciaram as ‘massacres de seu regime contra seu povo’, segundo a agência oficial ‘Mena’.

O presidente do Parlamento, o islamita Saad Katatni, disse em plenário que ‘a maioria de países árabes tomou medidas contra o regime sírio’ e que o Egito ‘se atrasou muito, portanto o Parlamento deve adotar agora uma decisão firme’.

Está previsto que em uma sessão a ser realizada ainda hoje seja submetida a votação um texto para pedir formalmente a interrupção de relações com Damasco, segundo a ‘Mena’.

Centenas de pessoas protestam há dias em frente à representação diplomática síria na capital egípcia para pedir a expulsão do embaixador sírio. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade