Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Síria faz manobras militares precavendo-se para ‘qualquer agressão’

As forças armadas sírias fizeram, nesta terça-feira, manobras militares marítimas e aéreas com munição real para verificar sua preparação para “qualquer agressão”, informou a agência estatal de notícias Sana.

“A força aérea e a defesa antiaérea fizeram manobras usando munição real (…) com o objetivo de testar a capacidade de combate das forças aéreas e seu nível de reação diante de qualquer agressão” contra o território nacional, informou a Sana.

A agência acrescentou que a Marinha de guerra também fez exercícios similares.

A Síria já tinha realizado, no começo de dezembro, manobras militares durante as quais testou foguetes e tanques “no âmbito do plano de treinamento de 2011”.

Um analista sírio avaliou, sob a condição de anonimato, que se tratava de “uma demonstração de força destinada a intimidar” os países ocidentais.

O regime de Bashar al Assad quer, desta forma, advertir contra “toda leviandade (ocidental) de intervir militarmente na Síria, mostrando que está pronta para declarar uma guerra regional”, informou outro analista sírio.

“Desta forma, o regime mostra que está preparado para responder se continuarem as pressões”, afirmou um opositor.

O porta-voz do ministério sírio das Relações Exteriores, Yihad Makdesi, afirmou então que estas manobras eram “rotineiras” sem pretender enviar “nenhuma mensagem”, embora tenha admitido que a Síria estava em “um contexto complexo”.