Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Série de atentados no Iraque deixa pelo menos 19 mortos

Foram registrados 17 atentados durante a manhã, seis deles em Bagdá

Pelo menos 19 pessoas morreram e 189 ficaram feridas nesta segunda-feira em uma série de atentados com carros-bomba em várias cidades do Iraque, a poucos dias das eleições provinciais de 20 de abril. Foram registrados 17 atentados durante a manhã, seis deles em Bagdá

Entre os ataques com carros-bomba na capital iraquiana estão um na entrada do aeroporto, que deixou oito mortos e 48 feridos, enquanto em Tuz Jurmatu, 175 quilômetros ao norte de Bagdá, três carros explodiram na cidade e deixaram seis mortos. Atentados também aconteceram em Nasiriya (sul do país), Hilla (ao sul de Bagdá), Samarra, na instável província de Salahedin, e Baaquba, capital da província de Diyala.

Quatro pessoas morreram em ataques em Kirkuk, cidade 250 ao norte de Bagdá que é disputada pela região autônoma do Curdistão iraquiano e pelo governo iraquiano. Os atentados acontecem a menos de uma semana das eleições provinciais de 20 de abril, que devem acontecer em 12 das 18 províncias do país. A campanha eleitoral foi marcada pelo aumento da violência. Segundo os dados divulgados por fontes médicas e dos serviços de segurança, 14 candidatos morreram desde o início do ano.

(Com agência France-Presse)