Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Série de ataques mata ao menos 27 policiais no Iraque

Posto de controle e casas de agentes foram atacadas por 50 terroristas

Por Da Redação 5 mar 2012, 04h20

Pelo menos 27 policiais morreram nesta segunda-feira em vários ataques de homens armados, disfarçados de militares, na cidade de Haditha, a cerca de 200 quilômetros ao oeste de Bagdá, informou uma fonte policial. Três dos 50 agressores morreram nos ataques, cometidos contra duas casas de agentes e um posto de controle.

Segundo a fonte, há três policiais feridos, sendo que os agressores sequestraram o coronel Mohammed Hussein Shofer para assassiná-lo pouco depois. As forças de segurança deram o toque de recolher em Haditha após o incidente.

O Iraque vive uma escalada da violência desde a retirada das tropas americanas, em 18 de dezembro do ano passado, e a emissão, um dia depois, de uma ordem de detenção contra o vice-presidente sunita, Tareq al Hashemi, por supostos delitos de terrorismo. Essa ordem de detenção desencadeou uma profunda crise política, agravada pelos vários atentados perpetrados contra alvos xiitas e contra as forças de segurança.

No domingo, o governo de Bagdá pediu às autoridades da região autônoma do Curdistão iraquiano, onde o vice-presidente se refugiou, que o entreguem, já que, segundo sua opinião, Hashemi tem intenção de fugir do país.

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade