Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Senador Ted Cruz dá início à corrida presidencial nos EUA

Republicano é o primeiro político a oficializar sua candidatura para as eleições de 2016

O senador Ted Cruz oficializou sua candidatura à indicação republicana em 2016 e deu a largada na corrida presidencial dos Estados Unidos. “Eu vou me candidatar para presidente e espero ter o seu apoio”, escreveu o republicano em seu Twitter nesta segunda-feira. Ele é o primeiro político a declarar sua candidatura para as próximas eleições americanas.

LEIA TAMBÉM:

Hillary pede ao Departamento de Estado que publique seus e-mails

Derrota democrata pode impulsionar campanha de Hillary em 2016

Político conservador ligado ao Tea Party, Cruz é conhecido por ser um crítico ferrenho do presidente Barack Obama. Junto com a mensagem no Twitter, o republicano também postou um vídeo de 30 segundos em que apresenta sua candidatura. “Será necessário uma nova geração de conservadores corajosos para fazer os Estados Unidos grandes novamente”, diz ele.

Senador pelo Texas, Cruz, de 44 anos, deve ganhar em breve a companhia de outros republicanos com pretensões de ocupar a Casa Branca a partir de 2017. A imprensa americana especula que Cruz quis “sair na frente” como uma estratégia para se destacar em uma disputa interna que se desenha cada vez mais competitiva. O ex-governador da Flórida Jeb Bush, o governador de Nova Jersey Chris Christie, o libertário Rand Paul e o senador latino Marco Rubio são apenas alguns dos nomes que devem brigar pela indicação do partido.

Do outro lado, as expectativas para a indicação do Partido Democrata seguem concentradas em Hillary Clinton. A ex-secretária de Estado, porém, segue se esquivando nas declarações públicas e evita confirmar sua pré-candidatura.

(Da redação)