Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Senador Bernie Sanders será o primeiro adversário de Hillary na corrida presidencial

Em entrevista à ‘Associated Press’, o político eleito por Vermont anunciou que concorrerá pela indicação do partido democrata para as eleições presidenciais de 2016

Por Da Redação - 30 abr 2015, 00h34

Hillary Clinton conheceu nesta quarta-feira o seu primeiro concorrente à indicação do partido democrata para as eleições presidenciais de 2016 dos Estados Unidos. O senador Bernie Sanders, eleito pelo Estado de Vermont, anunciou durante uma entrevista à agência de notícias Associated Press que concorrerá ao pleito. Sanders se descreveu como um “social democrata” que pretende combater os “níveis obscenos” de desigualdade social no país e reformular o financiamento de campanha americano, o qual ele considera uma “verdadeira desgraça”. Segundo a AP, ele formalizará o anúncio nesta quinta-feira.

Leia também:

O amigo, o irmão e também o camarada

A única coisa que você precisa saber sobre Hillary Clinton

Publicidade

Em 72 horas de campanha, Hillary Clinton muda de opinião sobre o casamento gay

Mesmo com o amplo favoritismo de Hillary na disputa para suceder Barack Obama, Sanders se mostrou confiante com a corrida presidencial. Ele considera um trunfo o fato de ter sido eleito senador em Vermont de forma independente. “As pessoas não deveriam me subestimar. Concorri fora do sistema de dois partidos e venci democratas e republicanos, que dispunham de candidatos com grandes quantias de dinheiro por trás de suas campanhas. Acredito que a mensagem que ressoou em Vermont poderá ressoar no restante do país”, disse.

Filho de um imigrante polonês que vendia quadros no Brooklyn, Sanders tem 73 anos e há décadas levanta bandeiras de cunho mais liberal que as de Hillary. Outros políticos democratas também deverão anunciar as suas candidaturas à presidência nas próximas semanas. Entre os nomes mais prováveis estão o de Martin O’Malley, governador de Maryland, Jim Webb, ex-senador pela Virgínia, e Lincoln Chafee, ex-governador de Rhode Island.

Caio Blinder: A hora e a vez de Hillary Clinton (de novo)

Publicidade

Pelo partido republicano foram três as candidaturas anunciadas até o momento: Ted Cruz, senador eleito pelo Texas, Rand Paul, senador pelo Kentucky, e Marco Rubio, senador pela Flórida. A expectativa é de que Jeb Bush, filho do ex-presidente George H. W. Bush e irmão do também ex-presidente George W. Bush, formalize em breve sua intenção de concorrer ao pleito. Ele é apontado como o favorito para desbancar Hillary na corrida presidencial.

(Da redação)

Publicidade