Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Se são traficantes, ‘você atira para matar’, diz presidente das Filipinas

Ordem de Rodrigo Duterte a chefe do serviço alfandegário faz parte de truculenta campanha contra tráfico de drogas

Por Da Redação
Atualizado em 1 set 2020, 17h06 - Publicado em 1 set 2020, 16h57

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, que já assumiu ter matado outro homem, exigiu ao chefe da alfândega do país, Leonardo Guerrero, a morte de traficantes de drogas durante uma reunião de gabinete nesta terça-feira, 1. 

“As drogas continuam entrando em nosso país através da alfândega”, Duterte afirmou. O presidente filipino mencionou uma compra de armas aprovadas a pedido de Guerrero, e cobrou o chefe da alfândega para que as use.

“Eu aprovei a compra de armas e até agora você não matou ninguém? Faça isso”, disse. “Eu vou te apoiar e você não vai ser preso. Se são drogas, você atira para matar. Esse é o acordo.”

Ao menos 5.700 já foram mortas durante a campanha truculenta contra o tráfico de drogas empregada por Duterte, na Presidência desde junho de 2016. O incentivo do mandatário levantou alarmes no Ocidente sobre possíveis crimes contra a humanidade estarem ocorrendo no país, uma vez que raras são as vezes que o devido processo legal é seguido.

ASSINE VEJA

A esperança dos novatos na bolsa
A esperança dos novatos na bolsa Leia nesta edição: a multidão de calouros no mercado de ações, a ‘lista negra’ de Bolsonaro e as fraudes na pandemia ()
Clique e Assine
Continua após a publicidade

A Humans Right Watch (HRW) classificou a ordem como “selvagem”. Phil Robertson, vice-diretor da organização para a Ásia, pediu uma investigação comandada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).

“A contínua carnificina explicita porque a comunidade internacional liderada pela União Europeia precisa agir decisivamente contra essa catástrofe nas Filipinas”, disse.

Duterte promete continuar a campanha contra o tráfico de drogas durante seus mais dois anos de mandato. O presidente também é dono de diversas outras polêmicas. Além de ter  xingado o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, o filipino também apareceu na televisão desejando um feliz Natal para os traficantes, uma vez que eles não viveriam para comemorar a data no ano seguinte.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.