Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sarkozy anuncia candidatura às eleições presidenciais de 2017

O ex-presidente da França perdeu a eleição de 2012 para o atual líder da nação, François Hollande

O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy anunciou nesta segunda-feira sua candidatura às eleições presidenciais de 2017. Em um comunicado feito nas redes sociais, ele confirmou sua participação no pleito. “A França exige tudo de nós. Eu sinto ter a força necessária para levar este combate em um momento tão conturbado de nossa história”, escreveu.

Sarkozy, de 61 anos, perdeu a eleição de 2012 para o atual presidente francês François Hollande. Atualmente, ocupa o cargo de líder do partido conservador Os Republicanos (LR), mas deve deixar o posto na próxima segunda-feira para se adequar aos estatutos internos do partido e poder se concentrar em sua campanha.

LEIA TAMBÉM:
Ex-presidente francês Sarkozy é indiciado por gastos ilegais de campanha
Sarkozy recupera sua força política com novo partido francês Republicanos

Na publicação em sua página oficial no Twitter, Sarkozy também compartilhou um link para o primeiro capítulo de seu livro, “Tout pour la France” (Tudo pela França). “Este livro é o ponto de partida”, tuitou.

Segundo destaca hoje o jornal Le Monde, Sarkozy deve focar sua campanha em plataformas como segurança, identidade, imigração e laicidade. Como ex-ministro do Interior e ex-presidente, acredita-se que o candidato tenha mais credibilidade e experiência para lidar com esses temas do que seus oponentes.

Antes de concorrer nas eleições gerais, Sarkozy deve vencer primeiramente as primárias organizadas por seu partido, LR. Ele deve enfrentar nomes como o do ex-primeiro-ministro Alain Juppé, que atualmente lidera as pesquisas de opinião.