Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Novo protesto dos ‘coletes amarelos’ tem saques e confrontos em Paris

Manifestação contra governo da França terminou com 82 detidos e 11 feridos

Por Da Redação Atualizado em 16 mar 2019, 14h40 - Publicado em 16 mar 2019, 14h12

Depois de semanas de declínio, o movimento dos “coletes amarelos” tentou ganhar um novo impulso neste sábado, 16, com uma grande manifestação em Paris. O protesto acabou marcado por confrontos com a polícia, lojas saqueadas e barricadas com fogo na avenida Champs-Élysées. Segundo as autoridades, o ato terminou com 82 detidos e 11 feridos.

Os primeiros episódios de violência foram registrados pouco antes do meio-dia na avenida, onde milhares de manifestantes de reuniram. Alguns grupos montaram barricadas ou invadiram lojas. O restaurante Fouquet’s, frequentado por políticos e celebridades, foi alvo de grande destruição, com vidros quebrados, mesas derrubadas e pichações na fachada. Também houve um incêndio em um banco localizado no térreo de um prédio de apartamentos. Bombeiros removeram os moradores e apagaram o fogo. Onze pessoas ficaram levemente feridas, entre elas dois policiais.

O ministro do Interior, Christophe Castaner, denunciou no Twitter que os autores destes atos “não são manifestantes ou agitadores, são assassinos”, e pediu à polícia que respondesse “com a maior firmeza a estes ataques, inadmissíveis”. De acordo com o ministro, o protesto reuniu cerca de 8 mil manifestantes reunidos e 1,5 mil deles eram “extremamente violentos”.

Continua após a publicidade

Os protestos aconteciam enquanto o presidente Emmanuel Macron chegava aos Pirineus com a mulher, Brigitte, para esquiar. “Vou passar dois ou três dias aqui, para recobrar as forças e me reencontrar com a paisagem e amigos”, disse Macron ao jornal regional “La Depeche du Midi”.

Pressão sobre Macron

Há semanas não se viam em Paris cenas de saques e confrontos, que lembram as registradas na Champs-Élysées no fim do ano passado, cujas imagens deram a volta ao mundo. Perto do Arco do Triunfo, outros manifestantes, muitos deles vestidos de preto e com o rosto coberto, atiraram pedras contra os policiais, que responderam com gás lacrimogêneo e jatos d’água.

Continua após a publicidade

“Muitos fatores nos levam a pensar que a mobilização de hoje pode ter sido maior que as dos sábados anteriores”, sobretudo devido à presença de grupos violentos, disse uma fonte policial.

Apresentado como um “ultimato” a Macron, o 18º dia de manifestações dos “coletes amarelos” contra as políticas fiscal e social do governo francês acontece após uma série de debates na França com os quais o governo esperava canalizar a irritação dos manifestantes e fazer surgirem propostas concretas.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.