Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Santorum é declarado o vencedor das primárias no Missouri

Por Da Redação 8 fev 2012, 00h24

Washington, 7 fev (EFE).- O ex-senador Rick Santorum é o vencedor das primárias republicanas realizadas nesta terça-feira no estado do Missouri, deixando bem atrás o favorito para obter a candidatura do partido, Mitt Romney.

Com 29% das urnas apuradas, as emissoras de televisão já projetaram a vitória do ex-senador, que até o momento conta com 54% dos votos, contra 26% do ex-governador de Massachusetts.

O congressista Ron Paul tem 12%, enquanto 5% se declararam ‘não comprometidos’ com nenhum dos candidatos que figuravam nas cédulas.

O quarto pré-candidato republicano, Newt Gingrich, não aparecia nas cédulas deste pleito.

Embora o triunfo represente um respaldo moral para Santorum, na prática a vitória neste estado do centro do país tem pouca relevância. Nestas primárias não está em jogo nenhum delegado à convenção republicana que em agosto, na cidade de Tampa (Flórida), nomeará formalmente o candidato do partido.

Continua após a publicidade

Os pré-candidatos republicanos se enfrentarão de verdade no Missouri no caucus que acontecerá no mês que vem.

Também realizavam suas consultas nesta terça-feira, no formato de caucus, os estados do Colorado e Minnesota.

Em Minnesota, com 13% das urnas apuradas, Santorum soma 43,5% dos votos, contra 27% do congressista Ron Paul e 17,5% de Mitt Romney.

Apenas 12% apoiam o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich, que optou por direcionas seus esforços esta semana a outros estados, uma vez que as pesquisas prévias lhe atribuíam poucas chances.

No Colorado, onde 7% dos votos já foram apurados, Santorum se impõe com 50%, contra 21% de Gingrich, 19% de Romney e 10% de Paul. EFE

mv/pa

Continua após a publicidade
Publicidade