Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rússia pede que EUA respeitem soberania russa

Moscou, 16 jan (EFE).- Em conversas com o subsecretário de Estado dos Estados Unidos, William Burns, a chancelaria russa pediu que os EUA respeitem a soberania da Síria.

‘A Rússia ressaltou a necessidade dos EUA respeitarem a soberania da Síria e contribuirem para um acordo político e pacífico para a crise interna feito pelos próprios sírios’, informou a chancelaria em comunicado.

Para que isso ocorra, Moscou pede que a violência no país termine e que o governo sírio inicie um diálogo com a oposição de acordo com as determinações da Liga Árabe.

A Rússia acusa o Ocidente, e particularmente os EUA, de tentarem realizar no país o que mesmo que ocorreu no Líbano – sanções internacionais, embargo aéreo, intervenção militar e mudança de regime.

Após conversar com o diplomata americano, o vice-ministro de Relações Exteriores russo, Mikhail Bogdanov, tratou com representantes da Liga Árabe em Moscou sobre a situação na Síria.

Moscou pediu que a organização preste atenção aos cumprimentos dos compromissos por parte do regime de Bashar al Assad, mas que também relate violências cometidas pelos grupos rebeldes. EFE