Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rússia lamenta suspensão do apoio financeiro dos EUA à Unesco

A Rússia lamentou nesta terça-feira a decisão dos Estados Unidos de suspender sua contribuição financeira à Unesco depois da admissão da Palestina como membro de pleno direito pela organização.

“É lamentável que os Estados Unidos tenham decidido privar a Unesco de sua contribuição”, declarou o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, durante uma entrevista coletiva à imprensa em Abu Dhabi.

“A obtenção por parte da Palestina do status de membro da Unesco era uma demanda legítima de Ramallah”, sede da Autoridade Palestina na Cisjordânia ocupada, acrescentou.

Os palestinos conquistaram na segunda-feira em Paris uma vitória diplomática simbólica, mas significativa, no caminho para o reconhecimento de seu Estado, ao obter o status de membro de pleno direito da Unesco, uma das principais agências da ONU.

Os Estados Unidos, que contribuem com quase um quarto do orçamento da agência, anunciou a sua intenção de não conceder o pagamento de 60 milhões de dólares à Unesco em novembro. A Casa Branca considerou que a votação na Unesco é “prematura e contraproducente” para uma retomada das negociações de paz.