Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Rússia alerta para aumento de envolvimento da Alemanha na guerra

Autoridades russas afirmam que Berlim não pode garantir que munições fornecidas aos ucranianos não são utilizadas em território russo

Por Da Redação
Atualizado em 2 Maio 2023, 18h26 - Publicado em 2 Maio 2023, 12h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aparece em frente tela com imagem do presidente russo, Vladimir Putin (22/3/2022) //
    Porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aparece em frente a tela com imagem do presidente russo, Vladimir Putin. 22/3/2022 - (Natalia Kolesnikova/AFP)

    A Rússia afirmou que o envolvimento da Alemanha na guerra da Ucrânia está crescendo e que Berlim não tem como garantir que as armas fornecidas para Kiev não vão ser usadas contra território russo. Segundo autoridades russas, tanto o envolvimento direto quanto o indireto crescem e “o chanceler alemão deve tomar isso como ponto de partida”.

    Publicidade

    Nesta terça-feira, 2, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que armas fornecidas pela Alemanha já estão sendo usadas na região de Donbas, que a Rússia declara como parte do seu território, uma reivindicação questionada pela Ucrânia e seus aliados ocidentais.

    Publicidade

    “Primeiro, a Alemanha não tem como verificar. Segundo, as armas fornecidas pela Alemanha ao regime de Kiev já estão disparando contra o território russo, porque Donbas é uma região russa”, disse Peskov.

    + Ucrânia fez ao menos dois pedidos para comprar armas do Brasil, diz jornal

    Publicidade

    O chanceler alemão Olaf Scholz insistiu que as armas que os países da Otan estavam fornecendo para a Ucrânia não devem ser usadas contra o território russo. A Alemanha também já chegou a pedir mísseis dos tanques Leopard para o Brasil.

    Os mísseis não seriam enviados diretamente para a Ucrânia. A munição seria doada à Berlim, que depois repassaria para os aliados no combate no território ucraniano.

    Publicidade

    O governo de Kiev também já chegou a fazer dois pedidos para comprar armas do Brasil, entre eles veículos blindados, sistemas de defesa aérea, morteiros, rifles de precisão, armas automáticas e munições. A informação foi divulgada pelo jornal americano The New York Times quando houve um grande vazamento e documentos secretos do Pentágono. O governo brasileiro ignorou as duas solicitações.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.