Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rússia aceita convite para participar em reunião sobre a Síria em Genebra

O chanceler da Rússia, Serguei Lavrov, aceitou participar em um encontro internacional sobre a Síria em Genebra, em 30 de junho, organizado pelo enviado especial da ONU e da Liga Árabe para a questão, Kofi Annan, anunciou nesta terça-feira o representante russo na ONU.

“Devido à difícil situação na Síria, precisamos trabalhar ainda mais. O que posso dizer é que Serguei Lavrov aceitou oficialmente o convite para ir ao encontro do grupo de ação em Genebra”, afirmou o embaixador russo na ONU, Vitaly Churkin.

Esta reunião decisiva sobre o futuro da Síria foi convocada por Annan, após o fracasso de seu plano de paz de seis pontos, que em tese entrou em vigor em 12 de abril.

O encontro deve reunir os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Rússia, China, França e Grã-Bretanha), assim como países da região que têm influência nas diferentes partes. A participação de outros países, incluindo o Irã, ainda não foi confirmada.

Churkin falou antes de uma sessão a portas fechadas do Conselho de Segurança sobre a Síria, durante a qual os 15 países participantes pretendem ouvir uma apresentação de um dos auxiliares de Annan, Nasser al-Qidwa.

A ONU em Genebra não havia recebido nesta terça-feira confirmação da reunião de sábado.