Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Russa é presa em Washington acusada de ser agente do governo Putin

De acordo com a queixa, Maria Butina tentava influenciar políticos americanos e se infiltrou em uma organização pró-direito de uso de armas

Por Da Redação
Atualizado em 16 jul 2018, 23h00 - Publicado em 16 jul 2018, 20h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma russa de 29 anos que morava em Washington foi presa e acusada de conspiração por agir como uma agente do governo da Rússia enquanto desenvolvia laços com cidadãos americanos e se infiltrava em grupos políticos, informou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos nesta segunda-feira, 16.

    Publicidade

    Maria Butina é acusada de atuar sob direção de uma autoridade de alto escalão que trabalhava para o Banco Central russo que recentemente sofreu sanções do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro dos Estados Unidos, informou o Departamento de Justiça em comunicado.

    Publicidade

    Os registros do tribunal não nomeavam a autoridade. No entanto, ela é vista em diversas fotografias em sua página no Facebook com Alexander Torshin, vice-chefe do Banco Central russo. Uma pessoa familiar à questão confirmou à agência Reuters que ela trabalhava para ele.

    Torshin foi alvo de sanções do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos em abril.

    Publicidade

    Maria Butina foi presa no domingo, 15, e a Justiça determinou que ela permaneça detida ao menos até a realização de uma audiência, marcada para quarta-feira, 18, de acordo com o comunicado. Ela estudou na Universidade Americana, em Washington, e é uma das fundadoras da organização russa pró-direito de uso de armas Right to Bear Arms.

    A queixa foi tornada pública no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontrou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em uma cúpula em Helsinque, capital da Finlândia, na qual Trump se recusou a culpar o líder russo por interferência na eleição presidencial americana de 2016.

    Publicidade

    Antes da cúpula, Trump também usou o Twitter para criticar a investigação do procurador especial Robert Mueller sobre um possível complô entre a campanha de Trump e a Rússia, chamando a investigação de “caça às bruxas manipulada”.

    A investigação sobre os esforços de Maria Butina para influenciar políticos americanos foi supervisionada pela Divisão de Segurança Nacional do Departamento de Justiça, e não pelo escritório de Mueller.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    De acordo com a queixa, ela trabalhou com dois cidadãos americanos não nomeados e com a autoridade russa para tentar influenciar políticos americanos e se infiltrar em uma organização pró-direito de uso de armas.

    A queixa não nomeia o grupo. No entanto, fotografias em sua página no Facebook mostram que ela participou de eventos patrocinados pela Associação Nacional do Rifle (NRA, na sigla em inglês), o mais poderoso grupo pró-armas dos EUA.

    Publicidade

    (Com Reuters)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.