Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ron Paul se retira das primárias republicanas e deixa Romney sem rivais

O candidato à indicação republicana para a eleição presidencial americana de novembro Ron Paul anunciou nesta segunda-feira que se retira da campanha, deixando apenas Mitt Romney na disputa.

“Não gastaremos mais recursos de campanha em primárias nos estados que ainda não votaram”, escreveu em um comunicado, assegurando que vai continuar a “assumir posições, a ganhar delegados e a enviar uma mensagem forte à convenção nacional do Partido Republicano afirmando que a liberdade é o caminho a ser seguido no futuro”.

Ao se retirar das primárias, Paul espera ainda desempenhar alguma influência e ter suas ideias ouvidas no momento em que os republicanos designarem oficialmente o seu candidato durante a convenção nacional em Tampa (Flórida) em agosto de 2012.

O candidato reconheceu que sua equipe não dispunha mais dos recursos necessários para continuar na batalha das primárias. “Continuar a fazer isso com alguma esperança de êxito necessitaria de várias dezenas de milhões de dólares que nós simplesmente não tínhamos”, disse.

O conservador, forte defensor do isolacionismo americano, havia suscitado um grande entusiasmo entre os jovens eleitores, mas que não se traduziu em um êxito eleitoral decisivo durante as primárias. O representante do Texas (sul) não venceu em estado algum.

A indicação de Mitt Romney como candidato republicano à Casa Branca já era considerada como certa depois da retirada de seu maior adversário, o ultraconservador Rick Santorum, no dia 10 de abril.