Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Romney vence primárias da Flórida com tranquilidade

Miami, 31 jan (EFE).- O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney é o vencedor das primárias republicanas no estado da Flórida, onde se impôs com tranquilidade frente ao ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich.

Às 20h locais (23h de terça-feira em Brasília), com 58% das urnas apuradas, as emissoras de televisão americanas declararam Romney vencedor com 47% dos votos, contra 31% Gingrich.

Muito atrás ficaram os dois adversários restantes, o ex-senador Rick Santorum, que obteve 13%, e o congressista Ron Paul, que conseguiu 7%.

Imediatamente após o anúncio de seu triunfo o ex-governador postou uma mensagem no Twitter na qual afirmava: ‘Obrigado, Flórida! Embora tenhamos conquistado esta vitória, não devemos nos esquecer de que o objetivo nestas eleições é derrotar Barack Obama’.

O triunfo de Romney é generalizado no estado, exceto na região noroeste, onde há uma grande presença militar e da população mais conservadora.

O ex-governador crescera de forma considerável nas pesquisas nos últimos dias, depois de ter mostrado mais agressividade que seu principal concorrente nos dois debates realizados no estado.

As enquetes indicam que os eleitores foram às urnas tendo a economia como sua principal preocupação, enquanto apenas 3% deles declararam que sua prioridade era a imigração.

Com a nova vitória, após ser derrotado por Gingrich na Carolina do Sul, Romney terá os 50 delegados da Flórida na convenção republicana de agosto em Tampa (Flórida).

Na ocasião será anunciado oficialmente o candidato do partido republicado para tentar impedir a reeleição de Barack Obama em 6 de novembro.

Após a vitória de Santorum em Iowa, a de Gingrich na Carolina do Sul e as de Romney em New Hampshire e na Flórida, o ex-governador de Massachusetts já soma 81 delegados.

A próxima escala das primárias republicanas será no próximo sábado em Nevada, um estado onde, assim como na Flórida, a população latina tem grande peso. EFE