Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rick Santorum ganha primárias da Louisiana, segundo imprensa

Washington, 24 mar (EFE).- O ex-senador Rick Santorum ganhou as primárias republicanas realizadas neste sábado no estado da Louisiana (EUA), segundo projeções das redes ‘CNN’ e ‘NBC’.

A votação se encerrou às 21h (horário local, 22h em Brasília) e, segundo as projeções de boca de urna das redes de televisão, Santorum vence o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney com clareza nesse estado do sul e conservador.

Em terceiro lugar ficou o ex-presidente da Câmara de Representantes (Deputados) Newt Gingrich e em quarto e último o congressista de ideias libertarias Ron Paul, de acordo com essas projeções.

As pesquisas já tinham previsto uma vitória na Louisiana de Santorum, que precisava ganhar após os contundentes triunfos de Romney nas primárias de Porto Rico e Illinois.

O ex-senador pela Pensilvânia foi muito criticado por seus rivais esta semana por alguns comentários nos quais sugeriu que preferiria um segundo mandato do presidente Barack Obama a ter a Romney na Casa Branca.

As primárias da Louisiana foram fechadas, o que significa que somente puderam comparecer às urnas os eleitores registrados como republicanos.

Um total de 20 delegados será repartido proporcionalmente entre os candidatos em função dos resultados de hoje e 26 mais em uma convenção estadual prevista para abril.

Segundo as últimas estimativas da ‘CNN’, Romney tem até agora 563 delegados, seguido de Santorum (251), Gingrich (137) e Paul (71).

São necessários 1.144 delegados para assegurar a nomeação presidencial republicana na convenção que esse partido realizará em agosto em Tampa (Flórida), da qual sairá o rival de Obama para as eleições do dia 6 de novembro. EFE