Clique e assine a partir de 9,90/mês

Rick Perry decide deixar a corrida presidencial republicana

O governador do Texas deve retirar oficialmente sua candidatura nesta quinta

Por Da Redação - 19 jan 2012, 11h26

O governador do Texas, Rick Perry, decidiu retirar sua pré-candidatura republicana à corrida presidencial dos Estados Unidos, nesta quinta-feira, segundo a imprensa americana que cita fontes próximas a ele. Perry deve discursar em uma coletiva de imprensa para anunciar oficialmente sua saída às 11 horas (horário local, 14 horas em Brasília) na Carolina do Sul – que realiza a terceira primária do partido neste sábado.

Perry vinha amargando um número muito reduzido de votos nas últimas semanas, refletido na sua fraca aprovação nas primárias de Iowa e New Hampshire. O pré-candidato, que começou a campanha disparando nas pesquisas, colecionou uma série de gafes que foram minando suas chances de chegar à Casa Branca. Agora, ele deve apoiar o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich para a nomeação do partido.

No dia 4 de janeiro, Perry chegou a anunciar que suspenderia sua campanha para “reavaliar” suas possibilidades na corrida por uma indicação à Casa Branca, após as primárias de Iowa. Ele obteve apenas 10% dos votos dos republicanos no estado agrícola, onde teve início a corrida pela indicação de quem vai enfrentar o presidente democrata, Barack Obama, em novembro. Horas depois, porém, afirmou que seguiria na disputa.

Iowa – Também nesta quinta-feira, os republicanos se depararam com outra notícia importante: a vitória de Mitt Romney no caucus de Iowa foi anulada. Segundo autoridades do partido, Rick Santorum ficou 34 votos à frente de Romney, mas ninguém será declarado vencedor devido aos votos perdidos e que não foram contados. Os novos números podem dar impulso à campanha de Santorum na Carolina do Sul.

Continua após a publicidade

Confira, abaixo, as principais datas das eleições nos EUA:

Publicidade