Clique e assine com até 92% de desconto

Reunião bilateral entre Dilma e presidente colombiano é cancelada

Por Da Redação 15 abr 2012, 15h16

Cartagena (Colômbia), 15 abr (EFE).- A reunião bilateral da presidente Dilma Rousseff com o Chefe de Estado da Colômbia, Juan Manuel Santos, que deveria ser realizada após o encerramento da 6ª edição da Cúpula das Américas, acabou sendo cancelada neste domingo, informaram as fontes oficiais.

Fontes da Casa de Nariño e do Palácio do Planalto disseram à Agência Efe que o cancelamento do encontro foi confirmado por ‘razões de agenda’, já que Dilma deverá voltar a Brasília logo após um encontro reservado prévio ao encerramento da cúpula continental.

Dilma e Santos haviam planejado este encontro para abordar diversos assuntos bilaterais relativos ao comércio e a segurança fronteiriça, assim como a Feira do Livro de Bogotá, que nesta edição terá o Brasil como país convidado. A Feira do Livro de Bogotá será inaugurada nesta segunda-feira.

A 6ª edição da Cúpula das Américas, que será encerrada neste domingo, foi marcada por fortes divergências entre os Estados Unidos e a maioria dos países da América Latina, entre eles o Brasil e a própria Colômbia, devido ao fato de Cuba não ter sido convidado para o encontro.

Pouco antes da confirmação do cancelamento do encontro entre Dilma e o presidente colombiano, a chefe de Estado argentina, Cristina Kirchner, abandonou o encontro reservado dos líderes e, segundo fontes da Casa Rosada, se dirigiu diretamente para o aeroporto. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade