Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Republicano Mike Huckabee anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O antigo pastor batista e ex-governador do Estado do Arkansas espera conquistar o apoio de eleitores evangélicos e conservadores

O republicano Mike Huckabee anunciou sua candidatura para presidente dos Estados Unidos nesta terça-feira. Essa é a segunda vez que o antigo pastor batista e ex-governador do Estado de Arkansas entra na corrida presidencial americana e espera, assim como em 2008, conquistar o apoio de eleitores evangélicos e conservadores.

Huckabee comunicou sua decisão durante discurso em sua cidade natal, Hope, Arkansas – onde nasceu outro conhecido político americano, Bill Clinton. O republicano declarou que se eleito passaria a focar as políticas governamentais na situação econômica da classe média. Também prometeu mudar a abordagem americana em relação ao grupo terrorista Estado Islâmico. “Iremos lidar com os jihadistas da mesma forma que lidamos com cobras venenosas”, disse.

Leia também:

Senador Bernie Sanders será o primeiro adversário de Hillary na corrida presidencial

A única coisa que você precisa saber sobre Hillary Clinton

Em 72 horas de campanha, Hillary Clinton muda de opinião sobre o casamento gay

Embora não esteja entre os favoritos, Huckabee entra na disputa com certa força, impulsionado pelo programa semanal que dirigiu nos últimos anos na rede de TV Fox News e que chegou a ter 1,3 milhão de espectadores. Para o jornal New York Times, o antigo âncora se encaixaria perfeitamente como rival de Hillary Clinton, caso ela fosse escolhida como representante do partido democrata. Huckabee passou anos de sua carreira política lutando contra o que ele chama de “máquina Clinton”. De fato, quando Hillary anunciou oficialmente sua candidatura, no mês passado, ele enviou um sinal pelo Twitter: “Seu anúncio me provoca nostalgia sobre nossos dias de batalha política em Arkansas”.

Huckabee enfrentará uma ampla concorrência em seu partido, já que até o momento é o sexto pré-candidato republicano na corrida. Ontem, a ex-presidente da empresa de tecnologia Hewlett-Packard, Carly Fiorina e o neurocirurgião Ben Carson anunciaram que disputarão a indicação do partido para as eleições.

O ex-governador está ciente de que precisa de um suporte mais amplo do que o conquistado na última candidatura, quando sua verba não foi suficiente para patrocinar toda a campanha e expandir seu apelo para além do sul do país. Oito anos atrás conquistou uma histórica vitória no Estado de Iowa, impulsionada por evangélicos e famílias conservadoras. As pesquisas mais recentes indicam que Huckabee ainda detém a preferência no Estado, embora possa ser superado por outras figuras proeminentes no partido.

Além de Huckabee, Carly e Carson, o Partido Republicano já tem três pré-candidaturas confirmadas: Ted Cruz, senador eleito pelo Texas; Rand Paul, senador pelo Kentucky; e Marco Rubio, senador pela Flórida. A expectativa é de que Jeb Bush, filho do ex-presidente George H. W. Bush e irmão do também ex-presidente George W. Bush, formalize em breve sua intenção de concorrer ao pleito. Ele é apontado como o favorito para desbancar Hillary na corrida presidencial. Pelo Partido Democrata, além de Hillary, o senador Bernie Sanders, do Estado de Vermont, também anunciou sua pré-candidatura.

(Da redação)