Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rei Juan Carlos I condecora Sarkozy com Tosão de Ouro

Madri, 16 jan (EFE).- O rei Juan Carlos I entregou nesta segunda-feira o Tosão de Ouro, a condecoração de ordem dinástica mais prestigiada do mundo, ao presidente francês, Nicolas Sarkozy, que foi elogiado por sua colaboração contra o terrorismo da organização ETA.

Antes de entregar o Colar do Tosão e prender a insígnia de cavaleiro dessa ordem na lapela de Sarkozy, o monarca afirmou que o presidente francês, em sua relação com a Espanha, contribuiu ‘de modo constante, efetivo e generoso’ na luta contra o terrorismo.

Segundo o monarca, Sarkozy propiciou ‘de maneira firme e eficaz’ a ‘maior colaboração política, judicial e policial’ entre França e Espanha ‘para acabar com a violência terrorista’.

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, e seus três últimos antecessores no cargo – José Luis Rodríguez Zapatero, José María Aznar e Felipe González – estiveram na solene cerimônia, realizada no Salão de Colunas do Palácio Real após uma reservada reunião entre o rei da Espanha e Sarkozy.

A rainha Sofía e os príncipes de Astúrias estiveram ao lado do rei na entrega desta distinção ao presidente francês, a qual também foi presenciada pelos ministros espanhóis e franceses, assim como outras autoridades.

Após a cerimônia, o presidente francês deverá se reunir com o presidente Mariano Rajoy. EFE