Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rebeldes sírios assumem controle de outra passagem fronteiriça com Iraque

Bagdá, 21 jul (EFE).- Os rebeldes do Exército Livre Sírio (ELS) tomaram neste sábado o controle da única passagem na fronteira entre a Síria e a província iraquiana de Ninawa, informou à Agência Efe uma fonte do serviço de segurança do Iraque.

O funcionário contou que os combatentes da oposição síria assumiram nesta tarde o controle da passagem fronteiriça de Al Yarbia, nome que o local recebe no lado sírio (na parte iraquiana a passagem se chama Rabia), após enfrentamentos entre os rebeldes e as forças do regime sírio.

Após tomar a passagem, os insurgentes içaram a bandeira da revolução síria (que é a da época da independência e tem as cores verde, branco e negro com três estrelas vermelhas) e destruíram as fotografias e uma estátua do presidente sírio, Bashar al Assad.

A fonte acrescentou que ainda é possível escutar disparos na região. Esta passagem é a segunda que os rebeldes do ELS assumem o controle. Na quinta-feira, os insurgentes tomaram Al Bukamal, na fronteira com a província iraquiana de Al Anbar.

Próxima a esta passagem, a principal entra a Síria e o Iraque, os rebeldes assumiram o controle de sete postos militares. Já a passagem de Al Walid, na fronteira de Al Anbar, está sendo disputada entre os rebeldes e as tropas sírias.

Além disso, há outras duas passagens menores entre a Síria e o Curdistão iraquiano que estão em mãos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), grupo leal a Assad.

No dia 19 de julho, o ELS anunciou que também tinha em suas mãos dois cruzamentos na fronteira com a Turquia, os de Bab el Haua e Bab el Salama. EFE