Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rebeldes assumem controle de área residencial de Kadafi

A cidade de Sebha é uma das três localidades em que ex-ditador líbio tinha casa

O porta-voz militar do Conselho Nacional de Transição (CNT), Ahmad Omar Bani, anunciou nesta quinta-feira, em Trípoli, que os rebeldes assumiram o controle da cidade de Sebha, um dos três principais pontos de resistência das tropas de Muamar Kadafi. A área é uma das três em que o ex-ditador tinha casa.

Entenda o caso

  1. • A revolta teve início no dia 15 de fevereiro, quando 2.000 pessoas organizaram um protesto em Bengasi, cidade que viria a se tornar reduto da oposição.
  2. • No dia 27 de março, a Otan passa a controlar as operações no país, servindo de apoio às tropas insurgentes no confronto com as forças de segurança do ditador, que está no poder há 42 anos.
  3. • Após conquistar outras cidades estratégicas, de leste a oeste do país, os rebeldes conseguem tomar Trípoli, em 21 de agosto, e, dois dias depois, festejam a invasão ao quartel-general de Kadafi.
  4. • A caçada pelo coronel continua. Logo após ele divulgar uma mensagem em que diz que resistirá ‘até a vitória ou a morte’, os rebeldes ofereceram uma recompensa para quem o capturar – vivo ou morto.

Leia mais no Tema ‘Confrontos na Líbia’

“Os revolucionários também conquistaram completamente a cidade de Sebha”, disse Bani em entrevista coletiva. Porém, apesar da cidade estar sob controle dos rebeldes, ainda há franco-atiradores fiéis ao regime de Kadafi nas ruas e nos edifícios. “A grande maioria das áreas do sul do país foram liberadas”, indicou Bani. Com a conquista de Sebha, refúgio de muitas das tropas do ex-ditador, as forças rebeldes começam a priorizar os combates no oeste do país.

A região de Jufra, a cerca de 700 quilômetros ao sudeste de Trípoli, também está praticamente dominada. No entanto, os agentes leais ao antigo regime se fixaram em três novas áreas: Suknam, Hun e Wadan. Ainda segundo Bani, os rebeldes não devem demorar a assumir o controle de outros territórios dominados por Kadafi. O principal objetivo, agora, é o controle total de Sirte, cidade natal do ex-ditador.

Já em Bani Walid, um dos principais redutos do tirano, os rebeldes também avançam. Na região onde o confronto ainda é intenso, as forças do CNT alcançaram quatro pontos estratégicos, entre eles uma área de descanso e um depósito de armas e munição.

Onde fica: Sebha

Na Líbia, os rebeldes concentram suas forças, agora, nos três últimos redutos do ex-ditador Muamar Kadafi, que segue com paradeiro desconhecido.

  • Sebha
  • Sirte
  • Bani Walid

(Com agência EFE)