Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Quarteto reúne-se separadamente com palestinos e israelenses em Jerusalém

Os emissários do Quarteto para Oriente Médio reuniram-se nesta quarta-feira com representantes palestinos e israelenses em Jerusalém para tentar reativar as negociações diretas de paz, estancadas há mais de um ano.

Os emissários do Quarteto (Estados Unidos, União Europeia, ONU, Rússia) e seu enviado especial Tony Blair “reuniram-se separadamente com as duas partes em Jerusalém”, anunciou a ONU em comunicado.

“Enfatizaram a importância de uma troca direta entre as partes sem demora nem condições prévias, começando por uma reunião preparatória e que conduza à apresentação de propostas sobre o território e a segurança”, afirma o texto.

Mark Regev, porta-voz do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, criticou a atitude dos palestinos. “O negociador palestino (Saeb Erakat) negou-se a se reunir com seu colega israelense Yitzhak Molho. Também não se reuniu com as autoridades do Quarteto”, afirmou o porta-voz.

Segundo ele, “se os palestinos continuarem boicotando as negociações, isso levantará questionamentos sobre a sinceridade de seu compromisso para encontrar uma solução negociada”.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, reiterou nesta terça-feira em Paris que sua exigência de que se congele a colonização israelense para retomar as negociações não constituía “uma condição prévia”, mas era “um compromisso” adquirido por Israel.