Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Putin é vaiado em público pela primeira vez em sua carreira

Premiê russo participava de evento de artes marciais diante de 20.000 pessoas

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, foi recebido com vaias no domingo à noite ao subir em um ringue, diante de 20.000 pessoas, para felicitar o vencedor de um combate de artes marciais. O acontecimento foi interpretado como uma expressão inédita de hostilidade do público.

Quando o premiê subiu ao ringue para felicitar Fedor Emelyanenko, que acabara de vencer o americano Jeff Monson, foram ouvidas vaias, segundo imagens exibidas ao vivo por um canal de televisão russo e disponibilizadas nesta segunda-feira no Youtube.

O diretor do Estádio Olímpico de Moscou, local do combate, Mikhail Moskalev, afirmou ao portal Lenta.ru que na verdade o público vaiou o perdedor da luta. Mas outro vídeo, filmado por um espectador a partir das arquibancadas, permite concluir que as vaias e os gritos de “fora” se dirigiam a Putin, no momento em que aparece no telão e elogia o vencedor em um discurso.

As vaias somente viraram aplausos no momento em que o “verdadeiro herói russo”, Fedor Emelyanenko, aparece no telão. “Esta é a primeira vez em sua carreira política que Putin é vaiado pelo público”, afirma o jornal on-line Gazeta.ru. Andre Navalni, um dos líderes em ascensão da oposição russa, afirmou que as vaias ilustram o “fim de uma época”.

(Com agência France-Presse)